Cantora e compositora baiana, nascida e criada na primeira periferia do centro antigo de Salvador, o bairro da Liberdade, tem seu trabalho autoral marcado por sua raiz soteropolitana, sua ancestralidade, seu axé e pela capoeira Angola.
Ayrá lançou em janeiro de 2023, nos streamings musicais, seu primeiro single autoral – “Liberdade” – uma homenagem ao seu berço, que é um passeio pela história do bairro famoso pelo Ilê Aiyê e pela Sezala do Barro Preto. Sua composição musical mescla um som dançante, que vadeia pelo samba de roda, misturando os estilos da musicalidade Caribenha com as células rítmicas afro baianas: Ijexá, Samba Afro e Samba Reggaebaiana.
Iniciou sua trajetória profissional na música em 2022 e, março de 2023, apresentou-se com o Bloco IIê Aiyê e a Orquestra Afrosinfônica no Lançamento da Lei Paulo Gustavo na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. Além da trajetória solo, Ayrá Integra, ainda, o coletivo musical FVERERO, um projeto de artistas independentes baianos que faz releituras de músicas do carnaval de Salvador, que marcaram a história e compõem a memória afetiva desses artistas. Ayrá é também advogada ativista voluntária no Coletivo TamoJuntas que acolhe mulheres em situação de violência doméstica.
Atualmente, apresenta mensalmente o show – Ayrá – no restaurante Entre Folhas e Ervas, que fica na Praça da Lapinha, no bairro da Liberdade, enquanto prepara seu primeiro disco.