Baiana de Itamaraju, aos 24 anos de idade é cheia de axé e multiartista premiada em concursos de Artes Visuais Estaduais.
Graduada em Licenciatura Interdisciplinar em Artes pela Universidade Federal do Sul da Bahia, aborda por meio de sua obra o atravessamento da sua religião em suas vivências. Como atriz, dialoga com a sua ancestralidade, onde sua arte se une no corpo e na alma, assim como a fluidez de suas aquarelas.
Se dedica especialmente a expressão visual através da aquarela, do giz de cera e do corpo. Totaliza uma média de 550 obras de arte entre pinturas e performance arte.
Protagonizou sua primeira exposição individual na Associação Cultural e Artística Aramefá Odé Ilê, com as obras da série “Biyi: Onascimento”, em 2019.
Em agosto de 2021, esteve novamente em exposição individual com o acervo “Eje sangue de mundo” na Galeria das Artes Motirô. Ilustrou o livro infanto-juvenil “Luzia: Poema de uma Mulher Passáro”, da escritora Fabiana da Silva Carneiro, em referência ao fóssil mais velho, encontrado na América Latina, em Lagoa Santa.
A atuação de Ester nos palcos e nas telas, é doce, sutil, mas sem perder a potência que carrega. Puro encantamento.